domingo, 23 de março de 2014

Entenda a diferença entre Alergia e Intolerância alimentar

Vejo muita gente confundir alergia com intolerância, e quando me perguntam a diferença digo que (no meu entendimento) não deve existir "alergia a glúten" pois já poderia haver antialérgico. Pra mim, as evidências levam a crer que, os celíacos devem afirmar que têm "intolerância ao glúten", porque diferente da alergia, em que o organismo reage tentando expulsar determinada substância, na intolerância o organismo insiste em absorver e não consegue, comprometendo a absorção dos demais nutrientes, como acontece com o glúten que vai degenerando a mucosa do intestino delgado causando uma série de reações adversas.

Mas posso estar enganada, então aceito ajuda e sugestões de todos vocês para esclarecer melhor esta polêmica. Abaixo trago um resumo do melhor que pude pesquisar:

ALERGIA:

É uma condição do sistema imune que faz o organismo reagir de forma exagerada à ingestão, ao contato ou à inalação de substâncias comuns (o corpo reage como se fossem um veneno). A reação pode ser imediata, em questão de segundos (geralmente a alimentos, poeira e medicação) ou tardia, vindo algumas horas ou mesmo até dias depois como alergia por contato a bijuteria ou picada de inseto. Cada contato com o que causa alergia é pior e a reação é sempre aguda e se agrava gradativamente chegando a ser fatal.

INTOLERÂNCIA:

É uma espécie de defeito no organismo que faz com que o corpo não consiga digerir ou metabolizar um alimento ou substância. A reação geralmente é mais lenta e menos violenta (pode ser um simples desconforto). A intolerância mais comum é do leite. Duas em cada três pessoas no mundo não produz a lactase, enzima que digere o leite. Também é comum ter intolerância a alguns tipos de remédios e está cada vez mais frequente ao glúten. Uma pessoa pode ser pouco ou muito intolerante a um produto. A reação é sempre a mesma (não crescente) e depende também da quantidade ingerida que quanto maior, pior a reação.

Enfim, "ou você é alérgico ou não é. Já na intolerância, há uma graduação e sua reação  depende da quantidade que foi consumida, mas vai ser sempre a mesma".



Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário