sábado, 26 de abril de 2014

Cosméticos podem conter Glúten!

Atenção: Esta é uma importante informação para os celíacos e aqueles que tiverem um grau de intolerância mais alto. Se você tem certeza (foi diagnosticado) que não é celíaco, que não tem intolerância ao glúten , não precisa se preocupar. :)


Parace até paranóia! mas por não sabermos, ou por não estarmos atentos a estes pequenos detalhes podemos estar sujeitos a "silenciosa" ação prejudicial do glúten a nossa saúde, podendo até mesmo ao longo do tempo, nos surpreender com o diagnostico de uma Dermatite Herpetiforme (Já falei sobre este assunto anteriomente). Portanto, vale a pena se aprofundar no assunto!

O glúten está presente em muitos produtos de beleza e higiene, como batom, creme dental e xampu. Um tipo específico de doença celíaca tem seus sintomas desencadeados pelo uso de itens com a substância.


Existe uma turma de celíacos que segue à risca a restrição alimentar e, mesmo assim, de uma hora para a outra começa a apresentar erupções na pele que, a princípio, lembram picadas de inseto e em pouco tempo viram bolhas que ardem e coçam bastante. Em alguns casos, elas são acompanhadas pelos sintomas gástricos. É o caso da Derrmatite Herpetiforme citada anteriomente.

Pergunta: se esses indivíduos cortaram totalmente essa proteína do cardápio, como ela provocaria o quadro? "Por meio de cosméticos com ingredientes derivados da substância na sua formulação", responde a dermatologista Erica Monteiro, do Centro de Cosmiatria do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Isso também pode acontecer com gente que nem desconfia que é intolerante e, assim, não faz nenhuma ligação entre o aparecimento das marcas na pele com o contato com o glúten. E muito menos com o uso desses produtos.

No entanto, mais difícil do que descobrir que essa molécula causa bolotas e afins na pele é saber em que cosméticos ela está presente. A proteína pode ser usada em fórmulas para o tratamento do corpo, do rosto, dos lábios e dos cabelos, mas os fabricantes nem sempre declaram de forma direta a presença dela e utilizam apenas uma nomenclatura muito técnica para descrever o que há dentro da embalagem. Foi o que descobriu um estudo realizado na Universidade George Washington, nos Estados Unidos, um dos trabalhos apresentados no último congresso do Colégio Americano de Gastroenterologia, realizado recentemente em Washington, também na terra do Tio Sam.

Os pesquisadores americanos chegaram a essa conclusão depois de buscar a palavra glúten ou a expressão livre de glúten no site das dez maiores companhias de cosméticos do país. Além disso, procuraram dados sobre os ingredientes dos produtos em um site independente. A investigação revelou que apenas duas das empresas ofereciam informações detalhadas sobre o que é usado em suas fórmulas. E, mesmo assim, os experts não conseguiram identificar as fontes da proteína com a ajuda da web. Ou seja, se para os especialistas é um desafio saber em quais itens havia ou não glúten, imagine para os leigos.

O administrador de empresas carioca Wladimir Azevedo, de 40 anos, conhece bem a dificuldade de desvendar o rótulo de cosméticos. "Descobri que tenho dermatite herpetiforme em 2004, depois de passar por vários dermatologistas que sempre afirmavam que se tratava de uma psoríase e, por isso, me enchiam de corticoides", relata Azevedo. "Assim, do início dos sintomas até o diagnóstico correto se passou um ano", lembra. No início, ele, que antes de retirar a substância do cardápio sofria com alguns dos problemas gástricos da doença celíaca, teve dificuldade para se adaptar à restrição alimentar, porque se sentia constrangido ao ser convidado para jantar na casa de algum amigo. "Sem contar que muitas pessoas acham que isso não passa de um capricho ou uma dieta da moda." Hoje, Azevedo lida muito bem com a situação e até levanta a bandeira da causa.


Falta Informação

Apesar de lidar bem com o seu diagnóstico e ter bastante conhecimento sobre a doença, Azevedo ainda tem dificuldade para encontrar cosméticos que não ofereçam riscos aos portadores de dermatite herpetiforme. "Como é muito complicado identificar a presença da substância na embalagem, muitas vezes apelo para tentativa e erro, o que não é nada bom", afirma. "Seria muito mais fácil se houvesse um alerta, como acontece com os alimentos." Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, de fato não há no país uma norma que regularize a forma como as empresas da área devem declarar o uso do glúten em seus produtos. "E os rótulos de cosméticos costumam ter seus ingredientes escritos em inglês", lembra a dermatologista Erica Monteiro.

Ao que tudo indica, infelizmente ainda parece existir um longo caminho até que os portadores da doença consigam escolher seus cremes, hidratantes e xampus sem correr o risco de apresentar os sintomas do mal. "No Brasil, os estudos sobre o assunto são praticamente inexistentes e sentimos dificuldade dos fabricantes para entenderem essa necessidade de informar se há glúten ou partículas de cereais em suas fórmulas", conta Lucélia Costa, presidente da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil. "Aqui, não existe nenhuma marca considerada totalmente segura para essas pessoas. Isso é uma pena, porque elas têm muita dificuldade para exercer a sua vaidade e são consumidoras fiéis daquilo que não oferece perigo", lamenta Lucélia.


Fonte: Revista http://saude.abril.com.br/

 

Cuscuz não contém glúten!

O cuscuz é um prato muito apreciado no Brasil, principalmente no nordeste, onde tipicamente é servido no café da manhã ou jantar de muitas famílias.

Tem origem africana, pode ser doce ou salgado e é possível incrementar com vários ingredientes. Só não devemos exagerar no consumo por ser muito calórico!

Lembrando que o milho e suas derivações (fubá, xerém, amido, farinha, cuscuz) não contém glúten!
O cereal está liberado pra nós! 

Só precisa ficar atento aos produtos industrializados e sempre olhar no rótulo se não contém mesmo o glúten! alguns produtos podem conter traços do glúten por contaminação cruzada. 


Receita: Bolo de caneca


Bolo de caneca funcional com banana e melaço de cana.

Nesta receita usei:

Massa:
2 cs de quinoa em flocos
2 cs de cacau 100% puro
2 cs de açúcar demerara
1 cc de canela em pó
4 cs de leite
2 cs oleo de coco
1 cc fermento em pó

Preparo:
1-Em uma caneca grande, misturei a quinoa, o chocolate, o açúcar e a canela.
2-Acrescentei o leite, o oleo de coco e o fermento e misturei até obter uma massa homogênea.
3-Levei a caneca ao micro-ondas, em potência alta, por 1 minuto.

Por cima ainda joguei um pouco da minha farinha funcional:
20 gr de castanha do para
10 gr de castanha de caju
20 gr de amêndoas torradas
10 gr de semente de chia
100 gr de quinoa em flocos
Triturados no liqüidificador

Finalizei com banana em rodelas e melaço de cana!


  





quarta-feira, 23 de abril de 2014

Receita: Arroz à Piamontese

Arroz integral à Piamontese acompanhado de frango grelhado.

Nesta usei..

Ingredientes:
1 Xícara de chá de arroz integral cozido
2 Dentes de alho
¼ Xícara de chá de Creme de leite
50g Queijo Mussarela (picada ou ralada)
1 Colher de sopa de manteiga
 Sal e salsinha à gosto

Instruções:
Em uma panela adicione a manteiga e deixe derreter, refogue o alho. Acrescente o arroz e misture bem. Junte a mussarela picada e misture até começar a derreter, adicione o creme de leite e misture até ficar tudo incorporado e a mussarela derretida. Corrija o sal e finalize com a salsinha.

Observações:
1) Se não tiver mussarela escolha algum queijo que derreta facilmente.

2) Tome cuidado para não salgar, pois o arroz já esta temperado.
3) Se desejar adicione cebola em cubos no inicio do preparo.
4) Sirva bem quente, pois depois de frio ele fica grudado e empapado, por causa do queijo.
5) Para aquecer adicione um pouco de leite ou creme de leite.
6) Se quiser, use champignon ou palmito.


E nada de glúten!
Pratique uma vida saudável!


Banana Surpresa

☀️ Bom dia!! ☀️ Olha que delicia!

Derreti duas barrinhas de chocolate sem glúten e sem lactose, joguei por cima de uma banana cortada em rodelas, levei ao freezer por 1 min, espalhei um pouco de coco ralado por cima e nhamm!!

😋😋😋😋 Pratique uma vida saudável!


Chocolates sem gluten e sem lactose

Mais uma gentileza de um colega de trabalho! Chocolates sem glúten e sem lactose da Choco Soy!! Deliciosos e saudáveis! Adorei!

Obrigada!
@alyssoneb


Crepioca

Mais uma de Crepioca

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Receita: Crepioca

Crepioca recheada com carne moída:

Ingredientes:
1 ovo
1 clara
1 cs água
2 cs tapioca
1 cs polvilho doce (opcional)
1 cs queijo cottage ou requeijão
Sal a gosto

Doure os dois lados em uma frigideira antiaderente.

Usei como recheio carne moída, refogada no azeite e alho. Acrescentando molho de tomate, meia cebola ralada, mostarda, cheiro verde e sal a gosto.


Inspirada nas receitas do www.viversemtrigo.blogspot.com.br


 

Receita: Lanche chocolate

Acabei de ver esta receita no instagram @receitasaudavel e certa que tinha todos os ingredientes fui correndo fazer! Ficou delicia e matou minha vontade de doce. Aprovado!

- 01 ovo
- 02 cs de maizena
- 01 cs adoçante culinário
- 01 cs cacau em pó 100%

1- Mistura tudo até obter uma massa homogênea como massa de bolo
2- Despeje numa frigideira antiaderente  até desgrudar do fundo
3- Vire
4- Recheia como preferir. Usei uma farinha de amêndoas, amendoins, castanhas, quinoa e chia triturados.
5- Decorei com uma calda que inventei usando 1cs do cacau misturado com 1cc do adoçante culinário e 1cs de água.


Pratique uma vida saudável!

Pratique uma vida saudável!!

Desejo a todos um ótimo final de feriadão! ☝️✌️

Receita: Bolo de arroz

Esta receita foi indicada por um colega do trabalho, o Napoleão. Fiz conforme ele me passou e ficou de-li-ci-o-so!!

 INGREDIENTES:
02 xc arroz cru
04 xc de água
01 1/2 xc de leite
1/2 xc de açúcar
01 xc de óleo
04 ovos inteiros
01 xc de coco ralado
01 xc de queijo ralado
01 cs de fermento em pó.

MODO DE PREPARO: Numa tigela, deixe as 2 xc de arroz de molho nas 4 xc de água. No dia seguinte, escorra bem o arroz e transfira para o liquidificador junto com o leite e bata até obter uma massa uniforme. Adicione o açúcar, o óleo e os ovos e bata novamente. Adicione o coco e o queijo e bata mais um pouco. Por fim, acrescente o fermento e bata rápido. Coloque numa forma de pudim 20cm diâmetro untada (se não for teflon polvilhar com alguma farinha sem glúten). Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 a 40 minutos. Deixe esfriar para desenformar e servir em seguida! 👌👌

Ficou muito gostoso!! Da próxima vez irei usar ingredientes mais funcionais, e se ficar bom repasso pra vocês!

Boa Páscoa a todos!

🐇🐰 Feliz Páscoa!!! 🐰🐇

Sorvete de creme de abacate com proteína e farinha de amêndoas, castanhas, quinoa e chia. Decorado com itens da granola sem glúten!

Bom dia!! E pratique uma vida saudável!!


Açaí na Tigela

Açaí na tigela

Você sabia que a ação principal do açaí é de antioxidante devido principalmente à presença das antocianinas? Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim). Outros efeitos são: saciedade, fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética e fonte de ferro. Apesar de agir diminuir a resistência insulínica, existem dúvidas sobre se a planta auxilia ou não no tratamento de diabetes, devido à alta quantidade de glicose presente em sua composição. Desta forma, ainda não existe um consenso sobre estes efeitos e uma possível indicação.

Indicações:
- colesterol alto
- prevenção de arteriosclerose, doenças cardiovasculares (com infarto do coração) e derrame cerebral (AVC)
- prevenção de alguns tipos de cânceres
- doenças do fígado, como esteatose (gordura no fígado) e icterícia (medidas complementares)
- artrite, obesidade (medida complementar que ajuda a prevenir danos causados por substâncias inflamatórias)

Devido ao seu alto valor nutritivo e calórico, acredita-se ser indicado em casos diarreia, anemia e falta de energia (fadiga). Efeitos secundários: Devido a seu alto valor calórico pode ocasionar aumento de peso se ingerido rotineiramente em grandes quantidades. Recomenda-se o consumo de no máximo 300ml de suco ou uma tigela pequena por dia.

Contraindicações: Contra indicado em casos de diabetes (especialmente se misturado a xaropes) e em grande quantidade para obesos. Por ser altamente calórico, não é recomendado a adição de xaropes em excesso e outros produtos ricos em açúcar.



Bom dia!!

Bom dia lindo!

Receita: Escondidinho de bacalhau

Receitinha fornecida junto com o bacalhau que ganhei da empresa onde trabalho: Acumuladores Moura


INGREDIENTES:
-1kg de bacalhau dessalgado
-700g de batata inglesa cozida e passada no espremedor
-1 lata de creme de leite
-2 cebolas grandes cortadas em rodelas
-1 pote de azeitona sem caroço
-1/2 xícara de azeite
Manteiga ou margarina para untar

MODO DE PREPARO:
Refogue as cebolas no azeite até que elas murchem. Coloque as azeitonas e o bacalhau neste refogado e cozinhe por aproximadamente 5 minutos.
Acrescente a batata e o creme de leite e mexa por mais 5 minutos.
Desligue o fogo e, em um refratário untado com margarina, coloque o bacalhau e passe a margarina novamente encima para que fique dourado.
Leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos. Sirva com arroz. É prático, rápido e uma delicia.


🐰 Boa páscoa a todos!

Visite: www.moura.com.br

Dicas de viagens

Feriadão chegou, muita gente viajando, vamos então nos divertir sem medo de ser feliz!!! Qualquer pessoa que precisa de uma dieta especial, seja vegetariano, alérgico, diabético ou intolerante, pode encontrar dificuldades. Isto é especialmente verdadeiro se você quer desfrutar de umas férias ou tem a necessidade de fazer algumas viagens a trabalho.

A dificuldade surge principalmente quando explicando a sua doença a um garçom que mal compreende a sua linguagem, não sabe nada sobre glúten, por exemplo, ou não tem a mínima ideia de como os alimentos foram preparados. Mas este fato não deve nos manter amarrados em casa, já que existem soluções para o problema.

As dicas a seguir podem ajudar a superar as barreiras linguísticas ou localizar restaurantes adequados que se ajustem a nossa dieta:


- Planejamento: Pesquisar o destino e estar preparado para qualquer problema que possa ser encontrado como os relacionados aos costumes, culinária, quando e onde comer, principalmente às pessoas ou locais que não ofereçam cardápios diferenciados.

 - Garantia: Leve sempre consigo uma mochila, maleta térmica ou bolsa contendo algumas opções para lanche, assim você se previne do constrangimento de ficar olhando os demais comerem comentando "que pena que você não pode", ficar com fome por falta de opção ou se arriscar sem noção do perigo.

- Comunicação: Converse com seu agente de viagens, fale sobre suas restrições e exigências alimentares, talvez ele possa satisfazer suas necessidades nutricionais.

- Orientação: Confira os sites das associações de sua restrição, eles oferecem ótimas informações sobre as lojas, hotéis e restaurantes que oferecem serviços seguros, é só procurar do local escolhido para a viagem.

- Curiosidade: Em restaurantes, procure entrar em contato com o gerente ou chef, mesmo que seja no hotel, peça informações sobre o cardápio e opções que se adapte às suas necessidades, se possível peça pra visitar a cozinha e veja como preparam os alimentos, assim você percebe os riscos de contaminação.

Portanto! Atenção redobrada sempre!!!


Humor

Pra começar o feriadão com muito bom humor e diversão!!!

Receita: Creme inhame com frango desfiado

Creme de inhame com frango desfiado, guarnecido de chia!

Hoje foi dia de contar com o tempero da minha querida Cláudia que preparou esta receita deliciosa que adoro!!!! Anotem:




1/2 kg de inhame
1/2 kg de sobrecoxa de frango

Temperar o frango como preferir, ela usou:
1/2 cebola ralada
1 tomate picadinho
1/2 pimentão picadinho
1/2 cenoura ralada
2 dentes de alho amassado
Temperos secos
2 cs azeite
Sal a gosto

Refogou o frango com estes temperos em fogo médio, cortou o inhame em 4 pedaços e uniu a esta mistura mexendo sempre até ficar bem refogado, jogou água fervente e deixou cozinhando por 20 a 30 minutos.

No final, separou os pedaços maiores do frango, os desfiou e separou. O restante foi batido no liqüidificador. Por fim, adicionou o frango desfiado ao creme obtido e ficou pronto para servir! 🍲😋 Valeu Claudia!!


Bom dia!!

Bom dia! Cheio de fibras e alegrias cítricas!!

Receita: Lasanha sem glúten

Me deu uma vontade grande de comer lasanha... 😋😋🍷
Daí o que eu fiz? Sabe aquela receita de crepioca que postei 12 fotos atrás?
Dobrei os ingredientes, dourei 5 discos, cortei ao meio cada um deles e fui intercalando com presunto de peru, queijo, e este molho:
1/2 cx. de creme de leite
1 dente de alho
1 cc de azeite
1 cs queijo ralado

Refoguei o alho no azeite, acrescentei o creme de leite e o queijo mexendo sempre em forno brando até obter consistência. Servida com chia e mostarda, acompanhando suco de melancia. 👌👌
Simplesmente Divine!!

Lista de Farinhas sem glúten

 Não contém glúten:
-- Arroz, Batata, Milho, Mandioca, Cará,  Inhame,  Araruta, Sagú, Trigo sarraceno, Amaranto, Sorgo, Quinoa, Millet.
-- Flocos de batata, tapioca, farinha de amêndoa, avelã, noz, ... (só precisa de triturar os frutos ao natural)

- Arroz = farinha de arroz, creme de arroz, arrozina,  arroz integral em pó e seus derivados. (O creme de arroz não é um creme ou pasta, e sim um pó).
- Milho = fubá, farinha, amido de milho ( maisena ), flocos, canjica e pipoca.
- Batata = fécula ou farinha.
- Mandioca ou Aipim =  fécula ou farinha, como a tapioca,  polvilho doce ou azedo.
- Macarrão de cereais = arroz,  milho e mandioca.

Contém glúten:
-- Trigo, kamut, bulgur, espelta, cevada, centeio, aveia, malte, assim como flocos, farelo, gérmen de trigo, amido de trigo, couscous, sêmola de trigo duro, seitan.
Todos os produtos elaborados com os cereais citados acima

- TRIGO = farinha,  semolina, germe e  farelo.
- AVEIA = flocos e  farinha.
- CEVADA =  farinha.
- CENTEIO = farinha.
- MALTE.

Receita: Bolo de chocolate

Bolo de chocolate
Zero glúten - Zero lactose


-⭐️ 6 ovos
-⭐️ 4 cs açúcar demerara
-⭐️ 4 cs óleo de coco
-⭐️ 6 cs cacau em pó sem glúten
-⭐️ 100g coco em flocos
-⭐️ 1 cs fermento em pó


Ligue o forno a 180• e deixe aquecendo. Unte a forma com óleo de coco e separe. Bata no liqüidificador os 3 primeiros ingredientes, adicione o chocolate e bata mais um pouco, ao acrescentar o coco bata rápido para preservar o tamanho dos flocos, por fim bata o fermento pulsando. Despeje na forma e leve ao forno por 30 a 40 min. Depois de esfriar, preparar a cobertura:
-⭐️ 1 cx. de creme de soja
-⭐️ 2 cs cacau em pó
-⭐️ 2 cs açúcar demerara

Mexer no fogo brando até desprender da panela. Colocar ainda quente por cima do bolo.

Opcional recheio:
-⭐️ 100g de coco
-⭐️ 2 cs maizena
-⭐️ 2 cs açúcar demerara

Mexer em fogo brando até desprender da panela.

Dica: vc consegue facilmente partir o bolo no meio usando um fio dental sem sabor.

Feliz páscoa!!!🐰🐰


Receita: Panini

Panini de frigideira

🔸2 ovos pequenos
🔸3 cs de polvilho doce
🔸2 cs água
🔸1 cs de creme de cottage (estou sem, usei creme de leite, você tb pode usar lacfree ou desnatado que fica bom)
🔸1 cs de chia
🔸sal a gosto

Bate bem, leva a frigideira em forno médio e doura os dois lados.

Nesta, como substitui o creme de cottage, coloquei queijo dentro e ao invés de virar dobrei ao meio.

As framboesas são opcionais, mas com elas ficou ainda mais gostoso!

Receita: Camarão ao alho e óleo

Camarão ao Alho e Óleo

4 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de sal
15 camarões grandes inteiros
3 dentes de alho picados

cheiro verde a gosto

Modo de Preparo:
Numa frigideira, aqueça o óleo e frite os camarões por um minuto, mexendo às vezes.  Junte o alho e refogue por mais seis minutos ou até os camarões ficarem avermelhados.
Tempere com o sal e cheiro verde e retire do fogo.


Chocolate sem glúten!

Chocolate sem glúten e sem lactose!

Choco Soy - Dark mix com linhaça, gergelim, e castanha de caju.

50% de cacau, zero sódio e zero açúcares!
Muito bom! Encontrei na farmácia Pague Menos.
Vem numa caixinha com 2 unidades e custa em média 6,50

Receita: Crepioca

Deliciosa, fácil e rápida de fazer anota aí a receita:

1 ovo
1 clara
1 cs água
2 cs tapioca
1 cs polvilho doce (opcional)
1 cs queijo cottage ou requeijão
Sal a gosto

Doure os dois lados em uma frigideira antiaderente.
O recheio é da sua preferência, sugestões:
-Geléia de framboesa
-Patê de atum
-Frango desfiado
-Queijo com presunto
-Nutella -Pasta de amendoim...
 
 

domingo, 6 de abril de 2014

É verdade que ao adotarmos a dieta sem glúten emagrecemos?

Eu sou celíaca, e desde que descobri minha intolerância ao glúten me interessei em pesquisar, ler e procurar entender tudo sobre o assunto, este hábito me ajudou muito a lidar com meu novo estilo de vida. Hoje, tento compartilhar um pouco do que já aprendi.
 
Sobre a resposta à pergunta do post, a primeira recomendação que faço é: Quem melhor pode te responder é um profissional especialista no assunto como um bom médico ou nutricionista, pois só eles podem te indicar a melhor forma de perder peso saudavelmente, corretamente e no ritmo do seu organismo.
 
"Não há pesquisas oficiais que provem que a suspensão do glúten na dieta resulta em perda de peso"

 
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. A retirada desta proteína da sua rotina alimentar representa a retirada de muitos alimentos ricos em carboidratos como pães, biscoitos, bolachas, bolos, macarrão, salgadinhos, coxinhas, lasanhas, panquecas... Assim, muitos defensores acreditam que quando o glúten é retirado da dieta, a carga glicêmica do alimento diminui. Isso reduz a liberação de insulina, hormônio responsável pelo acúmulo de gordura no organismo. Portanto abdicando desses alimentos consequentemente a pessoa sentirá a diferença na balança! Mas entenda que e isto não está relacionado diretamente com o glúten, mas sim, nos tipos de alimentos que foram abdicados.
 
Há quem diga que ao fazer esta dieta perceba melhoras em outros fatores como sentir-se com mais disposição e mais sequinho, isto é ótimo! No entanto, vale lembrar que os cientistas dizem que a dieta é mais benéfica para pessoas sensíveis ao glúten, pois podem sofrer de males como anemia, constipação crônica, fadiga, enxaqueca, diarréia, aumento do abdômen, entre outros. Se você sente frequentemente sintomas como estes, corra para o consultório de um gastro e procure saber sobre a doença celíaca! (Já postei anteriormente falando sobre os exames e sintomas, pesquise entre minhas publicações). 
 
Espero ter ajudado.
Pratique uma vida saudável!
 
 

Bom dia com tapioca!

Bom dia!!
 

Bom dia com pão sem glúten!

Bom dia!
Este ainda é o pão sem glúten da Schär!

Quando encontrarmos uma receita que nos dê uma textura e sabor como os dele..
Humm faremos a festa!

Bom dia!


Bom dia!

Com muita fonte d fibra e força!

Receita: Batata recheada

Mais uma opção sem glúten!
Batata gratinada recheada com carne moída ou de sua preferência.
 
 
Ingredientes:
 
- 3 batatas grandes sem casca raladas no ralo grosso
- 100 gramas de carne moída, frango desfiado ou presunto cortado em tirinhas (opção de sua preferência)
- 100 gramas de queijo prato ralado grosso
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Noz-moscada ralada a gosto
- Orégano a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal a gosto
 
Para fazer a receita de batata recheada com presunto e queijo, ponha a batata ralada em cima de um pano de prato limpo e a esprema. Aqueça a manteiga e o azeite em uma frigideira com cerca de 20 cm de diâmetro e distribua metade da batata. Coloque a noz-moscada, o orégano e o sal. Distribua o presunto e o queijo, feche com a outra metade da batata e coloque tempero de novo. Deixe cozer no fogo brando durante dez minutos. Quando estiver dourado, vire e cozinhe mais um pouco até que o outro lado também esteja dourado.
 
 

Café da Manhã

 
Bom dia com alegria!
Banana ameixa e mel com farinha de amêndoas, castanhas, quinoa e chia triturados.