segunda-feira, 21 de abril de 2014

Açaí na Tigela

Açaí na tigela

Você sabia que a ação principal do açaí é de antioxidante devido principalmente à presença das antocianinas? Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim). Outros efeitos são: saciedade, fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética e fonte de ferro. Apesar de agir diminuir a resistência insulínica, existem dúvidas sobre se a planta auxilia ou não no tratamento de diabetes, devido à alta quantidade de glicose presente em sua composição. Desta forma, ainda não existe um consenso sobre estes efeitos e uma possível indicação.

Indicações:
- colesterol alto
- prevenção de arteriosclerose, doenças cardiovasculares (com infarto do coração) e derrame cerebral (AVC)
- prevenção de alguns tipos de cânceres
- doenças do fígado, como esteatose (gordura no fígado) e icterícia (medidas complementares)
- artrite, obesidade (medida complementar que ajuda a prevenir danos causados por substâncias inflamatórias)

Devido ao seu alto valor nutritivo e calórico, acredita-se ser indicado em casos diarreia, anemia e falta de energia (fadiga). Efeitos secundários: Devido a seu alto valor calórico pode ocasionar aumento de peso se ingerido rotineiramente em grandes quantidades. Recomenda-se o consumo de no máximo 300ml de suco ou uma tigela pequena por dia.

Contraindicações: Contra indicado em casos de diabetes (especialmente se misturado a xaropes) e em grande quantidade para obesos. Por ser altamente calórico, não é recomendado a adição de xaropes em excesso e outros produtos ricos em açúcar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário